Coordenador : Augusto César Gonçalves e Lima
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394669.2206.83273.20062023
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Profissionais da educação, estudantes de graduação e pós-graduação, estudantes de curso de formação de professores nível médio, pessoas que vivenciem as temáticas em debate no Congresso tais como comunidades tradicionais (quilombolas, povos indígenas, caiçaras), ciganos, comunidades de terreiro, portadores de deficiência, moradores de ilhas e de regiões costeiras, mulheres, LGBTQI+.
Local de atuação: - Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF Campus Jacuecanga - Av. do Trabalhador, 179 - Jacuecanga Campus Retiro -Av. Vereador Benedito Adelino, s/nº - Retiro
Objetivo
Objetivo geral Proporcionar um espaço de debate e diálogo entre os saberes presentes nos territórios e o conhecimento acadêmico, para uma caminhada de com-vivência, de respeito e de construção de conhecimentos para a vida de todas as pessoas neste planeta, que devem ser partilhados e potencializados no mundo. Objetivos específicos 1- Reconhecimento, troca e formação dos diferentes sujeitos que atuam nos territórios, possibilitando o diálogo intercultural de saberes presentes nos territórios (geográficos e simbólicos), produzindo conhecimentos por meio da participação efetiva daqueles que vivem e produzem a riqueza econômica, cultural e científica da Baía da Ilha Grande. 2 - Debater a contribuição da universidade para os territórios geográficos e simbólicos; 3 - Debater sobre a importância da Educação e seus desafios no momento atual; 4 - Receber e debater trabalhos que tratem de pesquisas e projetos que promovam a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 na Educação Básica, bem como ações de combate ao racismo e preconceitos nas escolas e demais espaços educativos; 5 - Discutir projetos, pesquisas e práticas que envolvam a produção de conhecimento que ofereçam contribuições para o estudo das relações étnico-raciais e para a compreensão das identidades negras, indígenas, caiçara, cigana, LGBTQI+, dentre outras; 6 - Discutir necessidades das comunidades tradicionais e suas demandas em termos de territorialidade, sustentabilidade e identidade, resistência de povos e culturas, a defesa de suas terras e as formas de organização de seus territórios e identidades; 7 - Discutir pesquisas, práticas e estudos que abarquem a construção das identidades de gênero, a sexualidade, o corpo, o impacto do racismo e seu intercruzamento com outras formas de discriminação em nossa sociedade; 8 – Discutir pesquisas, práticas e estudos das religiões e religiosidades enquanto conhecimentos, debatendo o caráter laico da educação pública, assim como a intolerância religiosa e a diversidade na escola; 9 – Discutir pesquisas, práticas e estudos das variadas formas de pertencimento sociocultural dos atores que hoje lutam por políticas públicas específicas e universais de educação e cultura, que levem em conta e respeitem os contextos locais, cosmovisão, religiões, línguas e linguagens destes diferentes grupos sociais, bem como projetos educacionais e culturais voltados para essas populações; 10 – Debater pesquisas, práticas e estudos de alternativas acerca da economia, cultura e saúde para as populações do campo, das ilhas, da costa e da cidade.
Resumo
A cidade de Angra dos Reis é a terceira mais antiga do país e está situada na Baía da Ilha Grande. Em sua história, estão presentes as culturas e as lutas dos povos indígenas, afro-brasileiros, caiçaras e dos imigrantes pobres. Temas como a posse da terra, meio ambiente e turismo, se juntam à diversidade de sujeitos, trabalhadores da cidade, dos campos e do mar fundindo-se num mosaico de culturas, onde povos indígenas, quilombolas e caiçaras são a base histórica da formação da população. Neste quadro, emoldurado pelas montanhas verdes, rios e mar, os saberes produzidos nestes territórios são a fortuna e o potencial a ser reconhecido, estudado e socializado. A diversidade em Angra dos Reis está na mesma proporção das reivindicações de seu povo que ecoam historicamente. O presente Congresso tem como objetivo proporcionar mais um espaço de debate, troca e formação aos diferentes sujeitos que atuam nos territórios, possibilitando o diálogo intercultural por meio da participação efetiva daqueles que produzem a riqueza econômica e cultural da Baía da Ilha Grande. Neste VI Congresso, o tema TerritórioS: saberes que nos constituem busca debater e refletir sobre a importância de um território, em seu sentido físico e simbólico, e os seres e saberes que nele estão presentes, sua riqueza, seu potencial, seus desafios na atualidade que, para a universidade pública brasileira, tornam-se fundamentais para o diálogo e construção de novos saberes.